Falar é fácil. Afinal, todo mundo precisa de uma casa para morar. Falando assim, parece que a demanda por imóveis é enorme e que qualquer um saberia como ser um bom corretor de imóveis.
Mas a vida real não é bem assim, muito pelo contrário.
Para ajudar você que busca descobrir como ser um ótimo corretor de imóveis e fechar cada vez mais vendas, selecionamos 10 dicas para um corretor de imóveis ter excelentes resultados.
Continue a leitura!
1 – Escolha bem o nicho de mercado
Os profissionais de excelência são aqueles que atuam em nichos específicos. Isso permite que o mercado lhe reconheça por um diferencial claro, que as suas indicações aumentem e que você entenda melhor o seu público-alvo.
Inúmeras especializações são possíveis para você ser um bom corretor de imóveis. Isso vai desde a compra e venda, até aluguéis, novos ou usados, lançamentos, corporativos, avaliação e vistorias, administração, baixo, médio ou alto padrão, e assim por diante.
O ideal é optar por 1 ou 2 nichos para não se sobrecarregar e realmente focar-se como especialista. A escolha pode ser guiada por afinidade ou pela estratégia de atuar em uma área que está crescendo e gerando mais lucros. Independente da situação, ela precisa estar clara.
2 – Entenda bem sua área de trabalho
Depois de definir o nicho de mercado que você irá focar, é preciso trabalhar para realmente ser um bom corretor de imóveis nele. Ou seja, você deve estudar sobre a área, acompanhar seus dados, analisar tendências e estipular como atender às suas principais demandas.
Dominar seu segmento de trabalho é imprescindível para conquistar bons negócios. A dica é que você entenda tudo, desde pessoas, internet, processos, etc. Demonstrar que domina o que fala e o que vende lhe traz segurança e autoridade.
3 – Veja quais são as necessidades do cliente
Tão importante quanto entender a sua área de atuação, é ter pleno conhecimento sobre os clientes que você irá atender. Afinal, pequenos detalhes são sempre decisivos no mercado imobiliário.
Inúmeras características determinam as motivações e a decisão de compra dos consumidores. Isso inclui idade, poder aquisitivo, estado civil, número de familiares, profissão, estilo de vida, entre outras. Analise-as e utilize-as ao seu favor para ser um bom corretor de imóveis.
4 – Estudar é essencial!
Estudar sobre o mercado imobiliário, seu nicho específico e público-alvo não pode ser algo restrito ao início da carreira. A verdade é que o aprendizado contínuo está entre as dicas para ser um bom corretor de imóveis mais importantes.
Sempre que puder, participe de treinamentos, cursos e eventos da área. No dia a dia, acompanhe publicações especializadas, consuma conteúdos na internet e faça aulas online quando puder. O que vale é sempre aprender e crescer um pouco mais.
5 – Saiba negociar
Por falar em qualificar-se sempre, também é imprescindível direcionar seus aprendizados para as técnicas de negociações. Em primeiro lugar, isso passa pelo desenvolvimento da sua capacidade de comunicação.
Entretanto, ser um bom corretor de imóveis é mais que manter um tom de voz amigável, uma abordagem empática e uma escrita correta, existem habilidades específicas a serem desenvolvidas. Isso inclui temas como gatilhos mentais, técnicas de fechamento de vendas, como tratar objeções, entre outras.
Comece entendendo suas habilidades e os pontos que precisam ser melhorados. Depois, explore as principais técnicas da área e estude-as para ser um bom corretor de imóveis.
6 – Tenha um follow up
Muitos corretores focam apenas em acompanhar os clientes que ainda estão decidindo por uma compra ou que já iniciaram o processo de negociação. De fato, isso é muito importante, mas é preciso ter cuidado para não ignorar aqueles que já realizaram a aquisição.
No atendimento pós-venda, coloque-se à disposição, resolva problemas ou simplesmente colete feedbacks de quem já comprou de você. Isso valoriza ainda mais a experiência de atendimento. Esse diferencial certamente lhe renderá indicações e novos negócios.
7 – Invista no marketing pessoal e imobiliário
Não adianta saber como ser um bom corretor de imóveis, caso o público consumidor não esteja ciente disso. Portanto, investir em divulgação é indispensável. Dedique parte do seu orçamento para ter um bom site, fazer anúncios pagos e manter páginas nas redes sociais.
O marketing pessoal também segue essa lógica. No mundo dos negócios, a postura das pessoas é decisiva. Isso significa que você precisa manter uma boa imagem. Querendo ou não, sua aparência, modo de agir com os clientes e o relacionamento com os colegas contam muito.
8 – Faça uma boa prospecção
Negócios não caem do céu. É por conta disso que a prospecção está entre os esforços mais importantes para ser um bom corretor de imóveis.
A prospecção é a etapa do processo mais trabalhosa, que demanda muito tempo e energia, mas é impossível conquistar clientes sem ela. Sendo assim, prospectar diariamente, com metas bem definidas e com base nos aprendizados que reuniu nas dicas anteriores.
9 – Ser um bom corretor é ter parcerias sólidas
Ter bons parceiros também é fundamental para prospectar com mais eficiência. A relação sempre deve ser de ajuda mútua e cordialidade. Afinal, temos o objetivo em comum: ajudar ambas as partes, que são locadores e locatários, oferecendo os melhores serviços, com o melhor custo-benefício e as melhores garantias.
10- Estude técnicas de fechamento de vendas
Depois de tudo que falamos, vale lembrar que quem quer saber como ser um ótimo corretor de imóveis não pode deixar de fechar vendas.
Umas das principais dicas para isso é não ser afoito. Ouça mais do que fale. Evite ser insistente.
O momento do fechamento é a hora de mostrar todos os benefícios que aquele negócio vai trazer para o cliente. Ele precisa enxergar o valor da decisão que está tomando e como ela vai facilitar sua vida.
Uma dica é sempre deixar uma pequena concessão final, algo pouco oneroso para a sua parte e oferecer como um estímulo para fechar o negócio.
Gostou deste conteúdo? Fique ligado em nosso blog para conferir tendências, novos negócios, novidades do mercado imobiliário, dicas de imóveis e curiosidades da Especifica. Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram. Até a próxima!