A necessidade de cobrir diversas áreas e a demanda em fornecer serviços com um algo a mais, fazem do setor imobiliário um dos que mais usam recursos tecnológicos hoje em dia. Esta dependência das tecnologias disponíveis tem levado muitos profissionais do setor imobiliário a se familiarizar rapidamente com as várias formas disponíveis de maximizar o tempo e de construir negócios e, assim, atrair novos clientes, vendedores e investidores.
4 tendências tecnológicas para o mercado imobiliário que nossa Plataforma Especifica já utiliza? Continue a leitura!
1 – Realidade aumentada 3D (RA)
A RA pode ser incorporada de várias maneiras ao marketing imobiliário. Potenciais clientes podem acessar informações sobre a propriedade que está à venda, acessando placas de “à venda”. Em segundo lugar, a tecnologia oferece a potenciais compradores uma experiência realística, bastando apenas colocar seu dispositivo móvel sobre a brochura da propriedade para ver sua futura casa ganhar vida diante de seus olhos. RA pode ser usada em quase todas as fases de uma construção, e é por isso que é tão excitante na sua utilização aplicada ao mercado imobiliário.
2 – Processo todo feito on-line
Outra tendência que deve ganhar ainda mais força é a de adoção de processos feitos inteiramente on-line. Desde a visita até assinatura de contratos, tudo deve ser feito de forma remota. A simplificação de processos que costumavam ser mais burocráticos é um dos grandes avanços para o setor.
3 – Assinatura digital
A assinatura digital é um dos grandes exemplos do item acima. Se antes era necessário se deslocar até o cartório para fazer a assinatura de um contrato, com a assinatura digital é possível realizar tudo de forma remota. Além de facilitar para ambas as partes, por meio dessa tecnologia é possível reduzir significativamente o tempo de assinatura de um contrato. Se antes o tempo de assinatura era de 15 dias, com a assinatura digital passou para um.
4 – Fechadura digital
Uma das grandes questões para as imobiliárias é o manejo de chaves. Para realizar visitas presenciais, é preciso que o interessado vá até a imobiliária para buscar a chave e depois retorne para entregá-la. Todo esse processo, além de demandar tempo, também acaba sendo custoso para as imobiliárias já que as chaves podem ser perdidas ou extraviadas. Por isso, uma das apostas é uso de fechaduras digitais. Por meio delas, as chaves físicas são totalmente dispensáveis, pois o acesso ao imóvel é feito por meio de códigos ou com acionamento e abertura da porta via smartphone.
Gostou deste conteúdo? Saiba que temos diversas outras tecnologias em nossa plataforma! Fique ligado em nosso blog para conferir tendências, novos negócios, novidades do mercado imobiliário, dicas de imóveis e curiosidades da Especifica. Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram. Até a próxima!