A profissão de corretor de imóveis é regulamentada, por isso, exige formação específica para atuar na área. Hoje, a profissão está em alta. Muitos estudantes querem seguir carreira, e profissionais de outras áreas têm migrado para a área em busca de, principalmente, maiores rendimentos.
Para conseguir conquistar espaço no mercado e ter uma boa remuneração como corretor de imóveis é necessário saber de algumas informações.
Quem quer se tornar um corretor de imóveis, precisa completar o ensino médio e se registrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Para obter esse registro, antes, é necessário se formar em um curso especializado, pois a formação na área imobiliária é requisito para conseguir se registrar. Mesmo se você já tiver diploma em outra área, é necessário fazer um curso específico.
1. Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários
Existe somente uma opção de curso superior de grau bacharelado em Ciências Imobiliárias no Brasil. Sua modalidade é presencial e tem duração de quatro anos e meio. A grade curricular é bem completa e multidisciplinar. Os alunos estudam bastante acerca de gestão, mas também têm contato com outras disciplinas, como História, Sociologia e Psicologia.
2. Curso Superior em Tecnologia em Gestão Imobiliária
Os cursos denominados Negócios Imobiliários ou Gestão Imobiliária também preparam para a profissão de corretor de imóveis. Os cursos formam tecnólogos e fornecem diploma a nível superior. Os cursos tecnológicos se caracterizam como uma espécie de graduação e têm duração mais curta: uma média de dois a três anos. Os estudantes aprendem sobre a parte prática e legal da profissão e a avaliar o mercado de forma mais profunda.
3. Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Ele faz parte do grupo de cursos com nível médio na área de Gestão e Negócios. A duração média é de um ano. O curso forma um profissional preparado para atuar na compra, locação e venda de imóveis. Os alunos aprendem acerca da documentação necessária para cada tipo de operação, sobre a legislação e parâmetros de uso e ocupação de imóveis.
Como obter o registro no CRECI?
O CRECI está presente em todos os estados do Brasil. Trata-se de um órgão regulamentador da profissão de corretor de imóveis. Após concluir sua formação, você deve ir ao CRECI de sua região e dar início no processo de emissão do registro profissional, denominado Pedido de Inscrição de Pessoa Física. A documentação necessária pode sofrer variação de um estado para outro. Mas, em geral, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Título de eleitor e comprovante de votação referente à última eleição;
- Fotos 3 x 4;
- Comprovante, recente, de residência;
- Comprovante de conclusão do ensino médio;
- Diploma de curso técnico ou de nível superior;
- Certificado de reservista (para homens com até 45 anos);
- Comprovante de pagamento da anuidade, emolumentos e taxa expedida pelo CRECI.
Após isso, o requerimento será avaliado pelo Conselho da entidade, responsável por aprovar a emissão do registro. O documento fica pronto, em geral, após 30 ou 60 dias.
Corretor de imóveis e as parcerias de sucesso
Muitos compradores querem aproveitar as tendências atuais do mercado imobiliário, ainda melhores devido ao “boom” dos últimos anos. Entretanto, para garantir uma boa compra é necessário o trabalho de um corretor de imóveis. Esse profissional fornece auxílio e todo amparo legal necessário, além de ajudar a evitar problemas e dores de cabeça.
Agora que você já descobriu a importância dos corretores, é válido dizer que igualmente importante é encontrar uma plataforma imobiliária que esteja preparada para estabelecer uma parceria com corretores, oferecendo o suporte de uma plataforma confiável e segura. E a Especifica tem um programa de parcerias eficiente e que traz empreendimentos de sucesso para você!
Gostou deste conteúdo? Fique ligado em nosso blog para conferir tendências, novos negócios, novidades do mercado imobiliário, dicas de imóveis e curiosidades da Especifica. Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram. Até a próxima!
Fonte: Casa Mineira.