Por vezes é muito tentador a ideia de trabalhar sozinho, administrar tudo do seu jeito e também, é claro, ter a comissão inteira para si. Mas atrás dessa aparente possibilidade de maior liberdade de trabalho e de mais rendimentos está uma armadilha: você precisa captar, vender, gerenciar processos, gerenciar infraestrutura, tudo ao mesmo tempo.

Dá para ser um exército de um homem só? Dá. Mas você é um soldado sem cobertura. E é essa “cobertura” que uma imobiliária pode oferecer aos seus associados.

 

Dentre os principais pontos que destacamos são:

  • carteira de imóveis;
  • exposição da marca (o que atrai clientes);
  • suporte jurídico;
  • troca de conhecimento com outros profissionais;
  • infraestrutura local (internet, impressora, salas, café).

 

Carteira de Imóveis

Certamente um dos maiores benefícios de estar atuando junto a uma imobiliária. Ter um portfólio de imóveis variado, com boa cobertura pela cidade, é essencial para aumentar sua possibilidade de venda.

Se você estivesse trabalhando sozinho, teria que ir a campo para captar seus imóveis e ter seu portfólio de 20, 30 imóveis talvez – e com bastante esforço. E outro ponto que conta aqui é, enquanto você vai à campo para captar, não está com 100% de sua atenção para a venda – e quando vende um imóvel, é uma possibilidade a menos para apresentar.

Claro que você pode pesquisar imóveis na internet para achar um que seu cliente comprador queira, tentar descobrir o proprietário e fazer a captação. Ou ainda tentar localizar o corretor que o agenciou ou a imobiliária e tentar fazer uma parceria para a venda. Porém, este é outro esforço que você terá que fazer para garantir a venda e o cliente satisfeito.

É bem melhor quando você está numa estrutura que conta com centenas de imóveis. Dando tempo para você dar atenção às vendas e captando também, mas sem pressão exacerbada.

 

Exposição da marca

A imobiliária possui maior ponto de contato com o mercado de clientes. São placas, publicidade, uma fachada na rua, outros corretores, colaboradores. Todos estes pontos atraem as pessoas a irem, ligarem, acessarem o site, para fazer negócio. E sempre tem uma roleta de atendimento, não é? Aí que mora o benefício.

Por mais que o cliente não vá procurar por você especificamente, sempre vai chegar sua vez de atender. E também tem o poder de autoridade e credibilidade que o nome da imobiliária pode agregar ao seu nome no mercado quando se apresenta a um cliente que não lhe conhece, mas que conhece a empresa com quem atua, quando deixa seu cartão de visitas, envia um e-mail, qualquer tipo de comunicação, em que você vá dispor seu nome junto ao da imobiliária.

 

Suporte jurídico

Certamente você tem este conhecimento sobre os tramites legais da transação imobiliária. Aliás, você é obrigado a saber, nossa profissão exige isto. Porém, saber e gerenciar o processo todo são coisas distintas.

Nem todas as imobiliárias possuem um setor jurídico de suporte, que vá desenvolver contratos ou analisa-los ao menos, que monte as pastas de documentação, lhe deem auxílio no checklist, etc.

Tem corretores que preferem fazer tudo por conta própria. O que é bom, pois esse contato com o cliente é extremamente saudável para a relação corretor-cliente que está se construindo. Mas uma ajudinha para desafogar a rotina é sempre bem-vinda.

 

Troca de conhecimento entre profissionais

Você tem a chance do contato com corretores mais experientes, aprender muito com eles. Aprender também com situações que ocorrem no dia a dia de seus colegas naquele bate-papo no cafezinho ou no almoço.

Tem ainda as reuniões de equipe onde se atualiza sobre o mercado, que se contam casos de vendas de sucesso e as que fracassaram.

É muito material intelectual e humano a absorver e compartilhar para elevar o seu nível profissional.

 

Infraestrutura local

Não menos importante que os demais, mas é sempre bom ter folhas para imprimir, um café para tomar, internet disponível, scanner que funcione, copiadora.

São coisas “corriqueiras”, parecem pequenas, mas são essenciais e indispensáveis para você atuar bem.

Sempre pondere estes pontos antes de partir para uma carreira solo no mercado. É tentadora a ideia, todos sabemos. Pode dar certo isso, pode sim. Mas uma andorinha só não faz verão, afinal.

 

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