Durante muito tempo os profissionais que atuam no setor imobiliário contaram com poucos recursos tecnológicos para otimizar as atividades cotidianas e as tomadas de decisão.

Empresários, gestores e funcionários podiam contar apenas com intuição, experiências próprias e relatos de quem já atua no mercado há anos. Contavam também com pesquisas amplas que traziam resultados no âmbito nacional e que, de certa forma, às vezes acabavam sendo incompatíveis com a realidade local de muitas imobiliárias.

Com a concorrência cada vez mais acirrada e os clientes mais exigentes, adotar soluções tecnológicas inteligentes que contribuam para o crescimento da imobiliária passou a se mostrar uma excelente alternativa para a criação de diferenciais competitivos.

No entanto, não basta apenas tê-las em seu negócio, é preciso fazer uso estratégico dos dados, adotando processos que compreendam a inteligência de mercado e tornando a tomada de decisão mais precisa e assertiva.

Ficou curioso(a)? Leia este artigo até o fim para entender o que é inteligência de mercado e como é possível aplicá-la em sua imobiliária.

 

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado se refere aos processos que vão desde a coleta de dados até sua transformação em informações relevantes que agregam valor às tomadas de decisão das empresas.

A inteligência de mercado vem do termo em inglês Business Intelligence e é amplamente utilizada nas análises e produções teóricas sobre tendências do mercado como um todo.

Tudo o que envolve buscar, avaliar a relevância e analisar dados até a aplicação estratégica de informações que guiam a sua empresa faz parte da inteligência de mercado.

 

Mas, como tomar as melhores decisões?

Se você está começando agora, pode fazer uso de dados sobre serviços e produtos ofertados por outras imobiliárias para avaliar quais as demandas mais relevantes do público ainda não foram atendidas.

Se você já atua no ramo há algum tempo, o ideal é analisar tanto os dados externos (de outras empresas) quanto o histórico da sua própria empresa. Dessa forma, será possível coletar informações mais específicas e de maior relevância para o seu negócio.

A grande questão é: como conseguir esses dados e como transformá-los em informações relevantes?

Bem, para isso, é importante que a sua imobiliária conte com o suporte de recursos tecnológicos para a garantia de uma gestão mais prática e segura.

Além disso, os profissionais da área precisam entender quais são as vantagens específicas ao utilizar estratégias de inteligência de mercado para fazer o negócio crescer.

 

Quais são os benefícios de adotar a inteligência de mercado na gestão imobiliária?

Todo empresário e gestor que atua no ramo imobiliário conhece bem, na prática, como é difícil gerir negócios neste segmento por conta das incertezas do mercado e da concorrência, que está cada vez mais acirrada.

Por isso, é preciso começar, a partir de agora, a fazer uso da inteligência de mercado para aprimorar a gestão da sua imobiliária e se valer de todos estes benefícios:

 

Use os dados com inteligência

Gestores precisam saber o que fazer com os dados do próprio negócio, concorda?

As informações armazenadas de forma organizada e compartilhadas em tempo real com todas as partes decisivas tornam qualquer tomada de decisão estratégica mais rápida e certeira!

Além disso, compartilhar dados e informações de forma consistente reduz ruídos na comunicação interna e otimiza as atividades diárias, resultando em uma equipe mais produtiva e satisfeita.

 

Tenha a inovação na rotina do negócio

Você consegue imaginar como seria mais fácil gerir a sua imobiliária se você tivesse total conhecimento sobre as necessidades do seu público, informações acerca de tendências do mercado e um processo constante de benchmarking com empresas do segmento imobiliário?

Uma empresa que tenha domínio sobre essas informações certamente poderá fazer uso delas para criar soluções inovadoras e personalizadas a todo momento.

 

Desafios para implementação da inteligência de mercado para imobiliárias

Os principais desafios a serem vencidos pelos gestores são os profissionais desatualizados sobre as tendências do mercado, as ferramentas modernas e os sistemas virtuais para o aprimoramento de gestão.

O gestor precisa se manter informado e promover a constante capacitação profissional de toda a equipe da imobiliária para garantir que as atividades sejam diariamente executadas das melhores formas.

É imprescindível também fazer uso de uma plataforma de gestão imobiliária que contemple aspectos como acompanhamento de negócios em funil de vendas, cadastro de clientes e de imóveis e gestão de contratos de aluguel, entre outros recursos que facilitem a gestão.

O grande problema é que muitos empresários e gestores, ao olhar para esses pontos citados, em vez de enxergar que precisam investir na imobiliária, entendem que se trata apenas de um investimento sem retorno.

É preciso vencer essa barreira e compreender que automatizar processos e trabalhar com uma equipe atualizada faz com que seja possível desenvolver estratégias de inteligência de mercado em prol do crescimento da imobiliária.

 

Gostou deste conteúdo? Fique ligado em nosso blog para conferir tendências, novos negócios, novidades do mercado imobiliário, dicas de imóveis e curiosidades da Especifica. Siga-nos nas redes sociais: FacebookInstagram. Até a próxima!

 

Fonte: VistaSoft.

Comente neste post

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.