A compra de um apto na planta ou lançamento tem seus benefícios, mais requer algumas precauções que lhe ajudarão a não ter uma dor de cabeça no futuro.
Apenas portifólio e tempo de existência do incorporador não são garantia que o empreendimento que você está comprando será entregue!!
Se atente a 3 pontos:
SPE
Se a organização empresarial é via SPE (Sociedade de Propósito Específico). SPE é uma sociedade empresarial utilizada para diminuir, ou isolar, alguns riscos financeiros que podem acometer a empresa. A Sociedade de Propósito Específico trata-se de um modelo empresarial que tem seu objeto social limitado ao empreendimento.
A contabilidade é única e não se mistura com o da holding (Incorporadora);
Banco financiador da obra
Procure saber se o empreendimento já possui um banco para financiar a obra. Hoje é muito raro o incorporador construir com recurso próprio, por isso é de extrema importância saber se o empreendimento possui financiamento de construção de obra já contratado, isso é muito importante pois a obra não vai depender do fluxo de caixa do incorporador nem tão pouco das vendas das unidades para que o empreendimento seja construído.
Patrimônio de afetação
Regido pela Lei Nº 10.931, de 02 de agosto de 2004, consiste na adoção de um patrimônio próprio para cada empreendimento, que passará a ter a sua própria contabilidade e gestão financeira, separadas das operações da incorporadora/construtora.
Além disso é montado uma comissão do patrimônio com mínimo de 3 clientes, que acompanham (trimestralmente) a evolução do empreendimento (cronograma físico x financeiro, caixa da SPE, receitas, medição com o banco, dentre outras) o que gera maior transparência de que a obra está sendo construída conforme planejado.