Utilizado como divisória de ambientes, nas paredes internas do imóvel, substituindo a alvenaria convencional não estrutural, como forro, mobiliário, em projetos de estantes e nichos fixos, o drywall ganha cada vez mais funcionalidades e adeptos. A rapidez da instalação é a grande vantagem do sistema, que permite reformas rápidas e com menos sujeira.

 

Vantagens e desvantagens do drywall

Antes de optar pelo sistema de drywall, no entanto, é importante conhecer suas principais vantagens e desvantagens. Confira a seguir:

 

Vantagens da divisória drywall

1. Instalação fácil e rápida

Essa é uma das grandes vantagens do drywall, especialmente quando comparada as paredes tradicionais de alvenaria. A instalação é rápida e pode, inclusive, ser feita dentro do conceito “faça você mesmo”, desde que tenha todas as ferramentas e materiais necessários para garantir um bom acabamento.

 

2. Baixo custo

Se você procura uma solução bonita, prática e econômica, o drywall é a escolha certa. O custo com material e instalação são inferiores a de outros tipos de parede. Para você ter uma ideia, o preço do metro quadrado de uma parede de drywall varia entre R$ 20 a 40, apenas o material.

Com a mão de obra inclusa esse valor passa para cerca de R$ 70 a 100 o metro quadrado. Sem contar que você não precisa se preocupar com reboco, massa fina e outros acabamentos, já que as placas de drywall vêm prontas para receber a pintura ou outro tipo de revestimento que deseja dar.

 

3. Obra limpa

O drywall praticamente não gera resíduos, como poeira ou entulho, já que a instalação envolve apenas a fixação das placas em uma estrutura de metal.

Fácil instalação de rede elétrica, hidráulica e de telefonia. A parede de drywall permite que a instalação de dutos para fiação e água seja feito de modo simples e descomplicado.

 

4. Isolamento acústico

Pode não parecer, mas as paredes de drywall possuem um ótimo isolamento acústico, especialmente quando preenchidas com lã mineral.

 

5. Variedades de acabamento

As paredes de drywall podem receber inúmeros tipos de revestimento, indo muito além da pintura tradicional. É possível usar azulejos, pastilhas, papel de parede, tecido, texturas, entre outros tipos de acabamento.

 

Desvantagens do sistema de Drywall

O drywall não deve ser utilizado em áreas externas, pois ele não possui resistência as variações de temperatura. Sendo restrito aos ambientes internos. Outra desvantagem é a possível proliferação de bactérias e fungos, isso por causa do espaço vazio entre as placas do drywall.

Para evitar esse tipo de situação é importante fazer verificações regulares de pragas para que sua residência fique livre de bactérias e fungos. É interessante evitar o uso em locais úmidos, como o banheiro, pois pode mofar a parede e comprometer a estrutura. Caso queira aplicar esse tipo de estrutura no banheiro, é importante que ele receba o tratamento adequado.

 

Gostou deste conteúdo? Fique ligado em nosso blog para conferir tendências, novos negócios, novidades do mercado imobiliário, dicas de imóveis e curiosidades da Especifica. Siga-nos nas redes sociais: FacebookInstagram. Até a próxima!

Comente neste post

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.