Você já participou de alguma reunião para eleição de síndico do seu prédio ou condomínio? Se já participou sabe que não é uma reunião fácil, sem falar das brigas e embates entre os candidatos.
Antigamente muitas pessoas se candidatavam a síndicos apenas por benefícios próprios. Acontece que com a nova logística de gestão dos prédios e condomínios, aliado a uma taxa de inadimplência de alguns condôminos, essa tarefa está ficando cada vez mais árdua. Com base nisso cresceu muito a procura por um Síndico Profissional:
Síndico profissional é a pessoa física ou jurídica idônea que tem poderes de representação do condomínio e funções administrativas.
Para assumir a função de síndico profissional, ela deve ser aprovada em assembleia, conforme disposição do art. 1.348, §2º do Código Civil Brasileiro. A lei prevê a possibilidade de o síndico não ser condômino, e por isso surgiu a figura desse profissional.
Vantagens:
- Diminuição de gastos e otimização das verbas arrecadadas;
- Valorização do patrimônio;
- Facilidade em negociações, cobranças e contratações;
- Imparcialidade emocional;
- Maior disponibilidade de tempo.
- Executa ao pé da letra o regimento interno;
Liderança, idoneidade, organização, paciência, boa comunicação, ter tino para negociação e para escutar são características desejadas em um profissional que exerce a função de síndico.