Com as constantes quedas das taxas de juros, muitos investidores com perfil mais conservador começam a reavaliar seus investimentos no mercado financeiro principalmente com relação aos produtos (Poupança, CDBs, LCI, LCA), e voltam a olhar novamente o mercado imobiliário em especial para empreendimentos comerciais com foco em locações.
Mas antes de bater o martelo e fazer um investimento em uma ou mais salas comerciais para locação, analise como está a taxa de vacância do empreendimento e da região.
Como Funciona a Taxa de Vacância?
A Taxa de vacância ou vacância física é a parcela real de um empreendimento que não está sendo ocupada: não há ninguém alugando aquele espaço, neste momento.
Suponhamos, por exemplo, que um determinado empreendimento comercial conte com 100 salas para locação em seu portfólio. No entanto, destas 100, apenas 65 encontram-se com inquilinos, ou seja, estão ocupadas.
Sendo assim, identificamos que apenas 65% das salas para locação estão ocupadas, enquanto os 35% restante permanece vago. A essa representação percentual de desocupação é dada o nome de taxa de vacância.